Em um condomínio, existem muitas tarefas com as quais o síndico deve se preocupar. Uma delas é a gestão de estoque — que, se for ineficiente, pode ocasionar aumento de custos e perdas a longo prazo.
O primeiro passo é reservar um espaço organizado e limpo para armazenar os materiais e produtos de uso mais cotidiano. Os itens para reparos, artigos de limpeza e acessórios de manutenção de piscinas são alguns dos exemplos.
Feito isso, separe cada material e produto conforme sua categoria. Ou seja: crie regras ou padrões para organizar o estoque e, assim, facilitar na hora em que precisar encontrá-los e usá-los.
Faça um inventário de todos os materiais e produtos. Esse procedimento é muito importante para analisar quais são os itens utilizados e as quantidades de cada um presentes no estoque.
Você não pode se esquecer de nenhum! Os produtos de uso mais comum precisam ser armazenados. Já aqueles que têm pouca saída e são mais caros devem ser adquiridos apenas conforme a necessidade.
O responsável pelo estoque, seja o porteiro, o zelador ou o faxineiro, deve estar pronto para executar as tarefas automatizadas. É preciso saber como dar a entrada e a saída dos produtos e materiais.
Para não deixar que nenhum produto ou material fique em falta no seu condomínio, defina as datas e os períodos em que o estoque será analisado para a realização das compras. Você pode estabelecer o volume mínimo e máximo dos itens conforme a rotatividade de cada um deles.
Com as informações em mãos, é possível inclusive obter vantagens com os fornecedores. Isso porque, ao antecipar os pedidos, você tem a chance de negociar as formas de pagamento — o que não seria possível se deixasse para fazer as compras na última hora.
Fonte: Organize meu condomínio