Hoje em dia, existem vários modelos do eletrodoméstico – desde os mais tradicionais, até os gourmets. Por isso, a escolha do cooktop vai depender muito do gosto pessoal dos moradores e, é claro, do tipo de decoração da sua cozinha.
Se você já estiver com um projeto de móveis para cozinha, é importante levar em consideração o tamanho da bancada para instalação do cooktop, pois isso influencia muito na escolha do móvel. Mas calma. Não precisa se desesperar e achar que vai ser impossível escolher o produto ideal.
Esta matéria vai trazer algumas dicas de como escolher o cooktop ideal para sua cozinha e ter um móvel funcional, bonito e muito chique. Acompanhe a leitura!
O primeiro passo para escolher o seu cooktop é saber quais são os tipos de acendimento do móvel. Em geral, eles são a gás, elétrico e por indução. Acompanhe os detalhes de cada um a seguir.
Esse é o modelo mais tradicional de cooktop e, justamente por isso, é o que tem o preço mais acessível. Além disso, ele não tem restrições quanto ao uso de panelas.
Inclusive, se você mora em um condomínio com gás embutido, esse é o móvel mais indicado, afinal, além de pagar menos na compra do cooktop, você não vai gastar com a compra do botijão e irá economizar energia elétrica.
Por se assemelhar bastante com um fogão tradicional, a dica é investir na instalação de uma coifa, para evitar que a fumaça fique acumulada na sua cozinha. Aproveite que você vai economizar aí e já faça um projeto todo completo.
Esse cooktop é indicado para quem quer investir em segurança, já que ele não tem os mesmos riscos de um acionamento a gás, por exemplo.
A indução é acionada por meio de um campo magnético que direciona o calor diretamente para o alimento. No entanto, esse tipo de cooktop só funciona em panelas com fundo magnético. Portanto, assegure que você terá essas peças.
Por fim, temos o cooktop elétrico. O seu funcionamento é bastante similar a um chuveiro, pois ele funciona com uma resistência que permite o aquecimento das bocas.
A grande vantagem deste móvel é que ele não necessita de grades, mantendo a superfície do cooktop plana, o que facilita a limpeza. Porém, ele só funciona com uma panela com fundo de aço ou ferro.
Caso queira, você pode investir em uma grelha sob medida para ajudar na cocção das refeições.
Além de variar no método de acendimento, o cooktop também é encontrado em vários modelos de acabamento. Alguns deles são:
– Vidro;
– Vitrocerâmica
– Inox;
– Inox junto com vidro.
A dica aqui é encontrar um que mais combine com o estilo da sua cozinha e que também ofereça praticidade na hora da limpeza.
Por exemplo, se você vai fazer uma instalação em uma área gourmet, onde tem uma churrasqueira pré moldada com fogão, o ideal é optar pelo cooktop de inox, que é mais resistente e fácil de limpar.
Já no caso de cozinhas modernas, dentro de casa, a vitrocerâmica é uma opção muito mais vantajosa, pois além de ter uma aparência semelhante ao do vidro, ainda conta com a dispersão de grades e controles digitais.
Os modelos de vidro são recomendados para cooktops que atingem altas temperaturas, principalmente os que têm acendimento a gás.
Fonte: Meu Living
Gostou das informações? Não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais e de nos acompanhar em nosso blog para mais conteúdos como esse!