Imóvel vazio paga condomínio? - Condoplus


Imóvel vazio paga condomínio?

1 de fevereiro de 2022

A taxa condominial serve para garantir uma melhor qualidade de vida aos moradores. Porém, e quando o imóvel se encontra vazio? Ele também é obrigado a pagar?

A taxa de condomínio serve para pagar as despesas ordinárias, que envolvem a manutenção das áreas comuns do prédio, as contas de água e energia elétrica, produtos de limpeza, gastos com funcionários e outros custos rotineiros e é divida entre todos todo imóvel dentro do condomínio.

Nenhum desses custos é interrompido porque um imóvel se encontra desocupado, certo? E também não seria justo que os outros proprietários arquem com as taxas atribuídas à propriedade de outro.

Por este motivo, imóvel vazio paga condomínio. Os custos do condomínio continuam a ser distribuídos normalmente entre as unidades. Esse pensamento vale, inclusive, para contas de água e de gás que não são individualizadas e para realizações de obras.

Dessa forma, o imóvel vazio paga condomínio, porque ele ele pertence a uma pessoa física ou jurídica.

Antes de tudo, em qualquer caso, é o proprietário quem deverá pagar a taxa. Se for uma pessoa física, ele é responsável pela unidade. Além disso, se for pessoa jurídica, o que acontece normalmente quando a construtora ainda é a proprietária, o pagamento da taxa será de sua responsabilidade.

Há uma observação importante a se fazer sobre essa questão. A cobrança de taxa condominial se dá após a entrega das chaves do imóvel. Caso seja iniciada antes, pode-se tratar de cobrança ilícita. Mas se lembre de que a entrega das chaves não se confunde com a emissão do Habite-se. Após a emissão do documento, o incorporador ou a construtora deve requerer a averbação da construção para individualizar e discriminar as unidades.

A doutrina e a jurisprudência brasileiras, em sua maioria, falam que só pode-se cobrar a taxa após a entrega das chaves, porque é o momento em que o proprietário toma posse efetiva do imóvel e passa a usufruir dos serviços condominiais.

Gostou das informações? Não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais e de nos acompanhar em nosso blog para mais conteúdos como esse!


COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA



Postagens mais lidas

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS

CONDOPLUS SOLUÇÕES EM COBRANÇAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS