O assunto é: como evitar o golpe de “aríete”. Você já ouviu esse termo? - Condoplus


O assunto é: como evitar o golpe de “aríete”. Você já ouviu esse termo?

24 de maio de 2021

Aríete envolve a hidráulica do condomínio. Leia nosso post para entender do que se trata exatamente.

De forma simplificada, golpe de aríete é o choque violento nas paredes de uma tubulação quando há mudança brusca no movimento do líquido, como, por exemplo, quando um registro é fechado.

Contudo, durante o fenômeno do golpe, a pressão pode atingir níveis indesejáveis, que podem causar sérios danos à tubulação ou avarias nos dispositivos nela instalados.

Antes de tudo, é importante ressaltar que danos como ruptura de tubulações por pressão excessiva, avarias em bombas e válvulas, colapso dos tubos devido ao vácuo e mais uma série de problemas que significam despesas inesperadas para o gestor do condomínio.

Calcular o valor da sob repressão para a sua tubulação é útil para prever se o material do tubo é capaz de suportar o golpe. Se não for, é precisa-se pensar em quais providências tomar.

Como o aumento de pressão é proporcional à velocidade de escoamento na tubulação, limitar essa velocidade é uma das medidas possíveis para minimizar o golpe de aríete. Contudo, não é a única.

O tempo de fechamento da válvula ou registro influencia significativamente no golpe de aríete. Desse modo, outra medida possível é utilizar peças que permitam um fechamento mais lento, além de dispositivos mecânicos especiais. Esses dispositivos impedem valores excessivos de pressão.

Outras medidas envolvem ainda a utilização de tubulações de espessura maior, a construção de tubos piezométricos e câmaras de ar comprimido. Esses artefatos são capazes de absorver os golpes.

Fonte: Capital condomínios

Gostou das informações? Não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais e acompanhar nosso blog para mais conteúdos como esse!


COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA



Categorias


Postagens mais lidas

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS

CONDOPLUS SOLUÇÕES EM COBRANÇAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS