O verão redobra atenção com cuidados no ar-condicionado. Parte I - Condoplus


Garantidora de Condomínios Condoplus

O verão redobra atenção com cuidados no ar-condicionado. Parte I

8 de fevereiro de 2021

Nesta temporada de temperaturas altíssimas e logicamente de aparelhos de ar-condicionado ligados a demanda por serviços de reparo faz com os preços subam. Fique atento!

Este é o momento para preparar o ar-condicionado para o uso prolongado, a alta demanda pelo serviço, e ainda as novas instalações ou substituições. Tudo isso faz aumentar os valores, principalmente nas cidades do litoral. Revisão, limpeza, troca de gás e adequação à rede elétrica estão entre os trabalhos mais necessários.

O ideal é fazer as devidas manutenções duas vezes ao ano. Mas, com a Covid-19 esses intervalos passaram a ser semanais, quinzenais ou mensais, dependendo do fluxo de pessoas que transitam no ambiente.


Carga extra de energia


Outro ponto importante, principalmente para novas instalações ou troca de aparelhos, é saber se a rede elétrica comporta a carga extra do uso constante de ar-condicionado nos apartamentos. Desarme do disjuntor é um sinal claro de inadequação do sistema elétrico ao equipamento. Se antes os aparelhos eram restritos a poucos usuários, hoje estão presentes em boa parte dos lares brasileiros.

Em edificações mais antigas, que na época de construção não se previa tamanha quantidade de ares-condicionados, é necessário análise técnica antes de qualquer instalação. Assim, evitamos que uma atitude individual não cause um problema coletivo.

“É preciso uma vistoria na instalação elétrica, se há compatibilidade com o ar-condicionado que será instalado e se há carga disponível. Se ligado ao mesmo disjuntor de chuveiro e outros equipamentos de alta demanda de energia, pode haver curto-circuito e até incêndios. Afinal, o condomínio é uma sociedade e um problema como este pode prejudicar outros.

Atenção do síndico

No que tange ares-condicionados em condomínios, a atenção do síndico deve recair sobre os equipamentos instalados em áreas comuns. Se houver quantidade de aparelhos com capacidade igual ou superior a 60.000 BTUs somados em diferentes ambientes, é necessário estar de acordo com o Plano de Manutenção Operação e Controle para ar-condicionado (PMOC), criado pelo Ministério da Saúde em 2018. Você sabia disso?

O plano determina regras de manutenção para diminuir contaminações por bactérias, vírus, fungos e poluentes que provocam doenças, em prédios públicos e coletivos. Além disso, o documento, assinado por um engenheiro ou técnico mecânico, deve ser validado a cada ano e seu custo varia conforme a quantidade de equipamentos e frequência da manutenção deles.

Antes de tudo, o PMOC é o plano que envolve todos os procedimentos relacionados à limpeza dos aparelhos e a verificação dela, que também garante a eficiência dos ares-condicionados. Além da exigência, é válido para assegurar boa qualidade do ar em ambientes climatizados, tem o propósito de saúde e a manutenção também tem o benefício de aumento da durabilidade dos equipamentos.

Gostou das informações? Não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais e de acompanhar o nosso blog para conferir mais conteúdos como esse!


COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA



Categorias


Postagens mais lidas

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS

CONDOPLUS SOLUÇÕES EM COBRANÇAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS