Garantidora de Condomínios Condoplus

O verão redobra atenção com cuidados no ar-condicionado. Parte II

9 de fevereiro de 2021

O plano de manutenção dos ares-condicionados precisa seguir o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle para Ar-Condicionado) do Ministério da Saúde.

No que tange ares-condicionados em condomínios, a atenção do síndico deve recair sobre os equipamentos instalados em áreas comuns. Se houver quantidade de aparelhos com capacidade igual ou superior a 60.000 BTUs somados em diferentes ambientes, é necessário estar de acordo com o Plano de Manutenção Operação e Controle para ar-condicionado (PMOC), criado pelo Ministério da Saúde em 2018. Você sabia disso?

O plano determina regras de manutenção para diminuir contaminações por bactérias, vírus, fungos e poluentes que provocam doenças, em prédios públicos e coletivos. O documento, assinado por um engenheiro ou técnico mecânico, deve ser validado a cada ano e seu custo varia conforme a quantidade de equipamentos e frequência da manutenção deles.

O PMOC é o plano que envolve todos os procedimentos relacionados à limpeza dos aparelhos e a verificação dela, que também garante a eficiência dos ares-condicionados. Além da exigência, é válido para assegurar boa qualidade do ar em ambientes climatizados, tem o propósito de saúde e a manutenção também tem o benefício de aumento da durabilidade dos equipamentos.


Fonte: Condomínio SC    


COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA



Categorias


Postagens mais lidas

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS

CONDOPLUS SOLUÇÕES EM COBRANÇAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS