Qual é o limite para barulhos no condomínio? – Condoplus


Qual é o limite para barulhos no condomínio?

10 de agosto de 2021

O barulho é um dos principais motivos para desentendimentos dentro dos condomínios. Você sabe como mediar esse tipo de conflito?

Uma das partes mais difíceis no gerenciamento de um condomínio sem dúvidas é a convivência. Há moradores mal-educados, que não respeitam o regime interno e que esquecem que vivem em sociedade. Entretanto, o barulho ainda consegue ser um dos maiores desafio para o síndico.

Afinal, como decidir quando um morador pode ouvir uma música e outro pode descansar em silêncio? Muitas vezes são situações sem saída, que muitas vezes são desempatadas pelo bom senso.

Contudo, é necessário que os horários permitidos para fazer barulho estejam disponíveis no regime interno do condomínio e que seja de conhecimento de todos os condôminos. Empreendimentos com perfis mais jovens contam com um horário estendido de uso comparado com o usual, que é das 08h às 20h.

Segundo o advogado Moises Oliveira, o primeiro passo é sempre a conversa. Depois, se o problema persistir, uma notificação por escrito. Se ainda assim a situação perdurar, pode-se considerar a aplicação de multas. Já no caso de obras, se o barulho for muito alto e estiver se estendendo por muito tempo, o síndico pode ajudar na mediação e propor alternativas.

O síndico sempre deve ser o primeiro a saber que há algum barulho incomodando os moradores, porém ele só deve realmente interceder quando houver reclamação de mais de uma unidade.


COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA



Postagens mais lidas

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS

CONDOPLUS SOLUÇÕES EM COBRANÇAS. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS