Um dos passos mais importantes para garantir que as necessidades do condomínio sejam atendidas, é realizar a previsão orçamentária. Você sabe por quê? Confira!
Para que um condomínio possa funcionar corretamente, é necessário seguir alguns passos. E um dos passos mais importantes para garantir que as necessidades do condomínio sejam atendidas, é realizar a previsão orçamentária.
Este é um dever do síndico e do seu conselho fiscal e precisa ser cumprida todo final de ano para assegurar a saúde financeira do condomínio no próximo ano.
É uma das ferramentas mais importantes da gestão condominial e tem como objetivo planejar como será realizado o gasto do dinheiro arrecadado pelo condomínio durante o ano. Dessa forma, com base na previsão é que será definido o valor da taxa condominial, entre outras possíveis taxas.
Pode-se considerar que a previsão orçamentária do condomínio é o primeiro passo para se obter uma gestão financeira de qualidade. A previsão orçamentária deve ser feita baseada nos gastos do ano anterior, levando em consideração pontos, como inflação, inadimplência, férias e décimo terceiro de funcionários e os contratos a serem negociados.
Após reunir todos os documentos, não esqueça de apresentar a previsão orçamentária em assembleia geral para que todos os condôminos tomem conhecimento dos gastos para o próximo ano. Pode acontecer, mesmo que raramente, da previsão ser reprovada em assembleia. Portanto, é importante estar preparado para qualquer tipo de situação e sempre ter uma alternativa para apresentar aos moradores.
É a previsão orçamentária que permite que o síndico determine o destino dos investimentos e, se realizado de forma correta, garante que a administração condominial seja mantida de forma saudável e confiável.
Gostou das informações? Não se esqueça de nos seguir também em nossas redes sociais para conferir mais conteúdos como esse!